Como seria a Terra se a humanidade nunca tivesse existido?

Você alguma vez já parou para pensar em como seria a Terra se os humanos jamais tivessem existido? Pois Luís André Costa, um dos nossos leitores, nos escreveu recentemente contando que, há algum tempo, ele assistiu a um vídeo sobre o que aconteceria com o nosso planeta se a humanidade desaparecesse de repente — e isso o levou a indagar a respeito de como o nosso mundo seria se nunca tivéssemos surgido por aqui.
Antes de explicarmos como seria a cara da Terra sem a nossa espécie, dê uma olhadinha nos mapas a seguir, criados por pesquisadores da Universidade Aarhus, na Dinamarca. O mapa que você pode ver a seguir mostra a atual distribuição de grandes mamíferos que habitam o planeta e, a partir dessa representação, podemos ver que a África hoje serve de lar para o maior número de espécies no mundo. Confira:

Mapa com os humanos
Agora, o segundo mapa — que você pode ver em seguida — é semelhante ao anterior, com a exceção de que ele foi criado depois de os humanos modernos serem devidamente “deletados” da história da Terra. Observe a diferença:
Publicidade
Mapa de como a Terra provavelmente seria sem os humanos

Influência humana

É inegável que nós, humanos, tivemos uma influência enorme sobre o planeta, moldando a paisagem e alterando as suas características para adaptar o ambiente às nossas necessidades. Com isso, acabamos afetando a existência de outras espécies que dividem a Terra conosco — e não só por conta das modificações ambientais e climáticas que provocamos ao longo da nossa existência, mas também por conta das nossas práticas de dominação, caça e domesticação.
Eles poderiam ser encontrados nas Américas e na Europa
De acordo com os pesquisadores, o único local que manteve uma alta diversidade de grandes mamíferos ao longo da História foi a África, conforme você viu no mapa acima. Mas, segundo o estudo, esses animais não resistiram porque as condições climáticas no continente africano são particularmente favoráveis. Isso aconterceu porque, de alguma forma, conseguiram sobreviver até agora ao impacto que a nossa presença provoca no ambiente.
Comparando os dois mapas, fica evidente que o continente europeu, especialmente a região norte, não foi o único local que perdeu boa parte de sua diversidade animal por conta das ações humanas. Preste atenção nas Américas! A diferença entre a situação atual e a que provavelmente teríamos se os humanos jamais tivessem existido é imensa.

O estudo

Para desenvolver a representação de como seria o mundo animal sem nós por aqui, os pesquisadores fizeram uma previsão de como seria a distribuição de espécies extintas durante a última Era do Gelo e milênios subsequentes. Eles levaram em consideração que o desaparecimento dos animais está diretamente ligado ao deslocamento dos humanos modernos pelo mundo, e não a mudanças climáticas.
Preguiça gigante
Segundo descobriram, a diversidade seria dramaticamente maior, e provavelmente ainda existiram preguiças gigantes, mastodontes e rebanhos de cavalos selvagens correndo livremente pelas Américas. Esses animais, por sua vez, possivelmente seriam caçados por tigres-dente-de-sabre ou ursos-de-cara-achatada, e seria bastante plausível imaginar que encontraríamos elefantes e rinocerontes perambulando na Europa e no nosso continente.
Tigre-dente-de-sabre

 ***


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...