Confira 12 coisas que você não sabia sobre anos bissextos

O ano de 2016 é bissexto. Assim como foi 2012, 2008 e muitos outros, sempre a cada 4. Você certamente já ouviu falar sobre o ano bissexto e é muito provável que saiba a principal diferença que esses períodos apresentam: a adição do dia 29 de fevereiro ao calendário. Mas você sabe qual é a real função de um ano bissexto?
Para te ajudar a compreender essa questão e também te contar outras curiosidades sobre o dia 29 de fevereiro, nós apresentamos aqui no Mega Curioso 12 coisas que você não sabia sobre o ano bissexto. A publicação é baseada em um artigo do site Mother nature Network. Confira:

1. Por que existe o ano bissexto


Por mais que você tenha, por toda a sua vida, ouvido que o ano possui 365 dias, saiba que essa informação não está totalmente correta. O ano possui 365,242189 dias, o que, em outras palavras, quer dizer 365 dias, 5 horas, 48 minutos e 45 segundos. Como o calendário que seguimos, o gregoriano, não inclui esse ¼ de dia a mais, a cada quatro anos são adicionadas 24 horas à contagem para que essa falha seja corrigida. Se isso não acontecesse, cada século que completássemos estaria 24 dias errado.

2. O antes e depois do calendário gregoriano

A introdução do ano bissexto como é utilizada hoje foi proposta pelo Papa Gregório XIII no século 16 e é a forma de contagem aceita internacionalmente. Antes do Papa, o dia extra no calendário já existia desde o ano 46 a.C., introduzido pelo general romano Júlio César, porém com um cálculo não tão correto. César instituiu que todos os anos divisíveis por 4 seriam bissextos.
Papa Gregório XIII

3. Não é sempre que ocorre a cada 4 anos

Se a regra de César fosse mantida, teríamos o ano bissexto a cada 4, sem exceção. Pois bem, o cálculo do líder romano não fechava corretamente, apesar de ter sido compreendido de uma boa maneira. A verdade é que um dia extra a cada 4 anos é uma quantidade muito grande para fazer a correção no calendário. Assim, a regra gregoriana é de que há um ano bissexto em todos os anos divisíveis por 4, exceto aqueles que também forem divisíveis por 100 e não por 400. Assim tivemos o ano 2000 como bissexto, enquanto 1700, 1800 e 1900 não foram. No formato de Júlio César, todos esses receberiam um dia a mais no calendário.

4. O dia em que as mulheres podem pedir a mão dos homens em casamento

Há uma tradição que diz que o único dia em que as mulheres podem pedir as mãos de seus parceiros é no dia 29 de fevereiro. Uma das lendas conta que foi uma reclamação de Santa Brígida a São Patrício, que reivindicou o fato de que as mulheres precisavam esperar muito até que seus namorados pedissem as suas mãos. “Solícito”, São Patrício deu às mulheres o direito de pedir a mão dos homens em um dia específico, sendo o último do menor mês de um ano bissexto.

5. Dia que não existia perante a lei

Um conto diz que os homens achavam que não teria problema em uma mulher quebrar a convenção e fazer o pedido de casamento em um 29 de fevereiro, já que o ano não era reconhecido legalmente na Inglaterra. Bem, ainda segundo a lenda, a rainha Margareth da Escócia teria estabelecido uma multa para os rapazes que não aceitassem os pedidos realizados em anos bissextos.

6. Um mau ano para o ramo de casamentos

O negócio de casamentos, em alguns países, sofre baixas durante o ano bissexto. Na Grécia, por exemplo, estima-se que um a cada 5 casais em preparativos para a união tenta evitar o matrimônio nesses períodos. O motivo é que eles acreditam que casar nesses anos traz má sorte.

7. A capital do ano bissexto

Nos Estados Unidos, há uma cidade autointitulada “capital mundial do ano bissexto”. Na verdade, são as cidades gêmeas de Anthony, no Texas, e sua homônima, no Novo México. Na região, há um festival de 4 dias que acontece em todos os anos bissextos, o qual inclui a comemoração de um grande aniversário para os nascidos em 29 de fevereiro, mediante comprovação por meio de documento identidade.

8. Os nascidos em 29 de fevereiro

Você sabia que a chance de alguém fazer aniversário no dia 29 de fevereiro é de 1 em 1.416? Assim, há aproximadamente 4,1 milhões de pessoas nascidas nessa data no mundo. Sobre a comemoração do aniversário, apesar de muitos sugerirem por brincadeira, a verdade é que eles não festejam somente a cada 4 anos, e quando o dia específico não ocorre, alguns optam por celebrar no dia 28 enquanto outros o fazem no dia 1º de março.

9. O recorde de bebês nascidos no dia 29 de fevereiro

Há uma família que detém o recorde com três gerações nascidas em 29 de fevereiro, de acordo com o Guinness. São os Keoghs, cujo primeiro integrante a vir ao mundo nessa data foi Peter Anthony Keoghs, na Irlanda, em 1940. O filho, Peter Eric, nasceu no Reino Unido, em 1964, e a neta Bethany Wealth, também no Reino Unido, em 1996.

10. Famosos nascidos em dias bissextos

Existem alguns famosos nascidos em 29 de fevereiro, entre eles o rapper e ator Ja Rule. Outras personalidades que fazem aniversário na mesma data são o compositor italiano Gioacchino Rossini, o músico de jazz Jimmy Dorsey, e os atores Dennis Farina e Antonio Sabato Jr.
O rapper e ator Ja Rule
11. Provérbios de ano bissexto
Há alguns provérbios que envolvem o ano bissexto em diferentes culturas ao redor do mundo. Na Itália, por exemplo, se fala “anno bisesto, anno funesto”, frase que deixa clara a ideia de “ano maligno”. Uma das recomendações no país é evitar casamentos, pois “anno bisesto tutte le donne senza sesto” — segundo a tradição, nesses anos as mulheres ficam “imprevisíveis, descontroladas”.

12. Existe uma sociedade do ano bissexto

Com aproximadamente 10 mil membros no mundo inteiro, a Sociedade de Honra dos Nascidos em Anos Bissextos é destinada aos aniversariantes de 29 de fevereiro e tem como objetivo promover a consciência sobre essa data e a interação entre os seus integrantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...