Confira a recuperação de uma jovem anorexica que chegou a ter 25 kgs

A universitária Claire Mercer, de Adelaide, na Austrália, é uma das muitas pessoas que já enfrentaram problemas relacionados à anorexia, uma doença que provoca distúrbios alimentares e problemas de autoimagem.
Durante os momentos mais críticos da doença, Claire chegou a pesar apenas 25 kg. Desde que se recuperou e ganhou peso, ela decidiu dividir sua experiência com outras pessoas, publicando fotos de antes e de agora, para que a recuperação fique visível e, assim, ela possa servir de inspiração para quem enfrenta o mesmo problema.
Hoje Claire tem 20 anos de idade, mas admite que seus problemas com peso começaram quando ela tinha apenas 7 anos. Na época, ela chegava a pedir para que seus amigos se pesassem em sua frente, para se certificar de que era a pessoa mais magra da turma.


Claire conta que se lembra de ficar horas pulando para queimar as calorias de um eventual pedaço de bolo que viesse a comer. Ela tinha o costume também de se pesar diariamente, só para garantir que não tinha engordado nada durante o dia.
Os problemas começaram a aparecer mesmo quando ela chegou na adolescência e seu corpo começou a se desenvolver. “Não é que eu estava infeliz com o meu corpo, eu só tinha pavor de mudar e ficar maior”, disse ela em declaração publicada no Daily Mail.
Quando tinha 12 anos de idade, seu pai foi diagnosticado com câncer de intestino. Na época, Claire associou a doença do pai com a falta de uma alimentação saudável e prometeu que, a partir de então, só comeria alimentos saudáveis e teria um cuidado redobrado com questões de alimentação. Então a regra era: comer coisas saudáveis, mas em quantidades minúsculas, e fazer muita atividade física.

“Eu me sentia triste, assustada, confusa, com raiva, sozinha e sem valor. A única coisa que fazia com que eu me sentisse melhor era ver meu peso diminuindo”, confessou ela.
Depois de ver seu peso caindo gradativamente, Claire começou a ser internada com frequência. Preocupados, os pais dela faziam vigília ao lado da filha, na tentativa de convencê-la a comer. Com ela, o efeito era o contrário: quanto mais eles insistiam para que ela se alimentasse, menos ela tinha vontade de comer.
Para enganar os pais e os médicos que cuidavam dela, Claire chegava a colocar pedras nos bolsos de sua roupa na tentativa de mostrar que estava ganhando peso. Além disso, ela tomava laxante diariamente: “eu me sentia limpa, mas em vez disso eu estava me matando”.
Hoje, Claire está em processo de recuperação
Como passou cinco anos sem se alimentar adequadamente, o corpo de Claire criou uma camada extra de pelos, para mantê-la aquecida. Graças à falta de vitamina, os cabelos dela caíam aos montes, seus ossos ficaram cada vez mais frágeis, seus rins pararam de funcionar, e ela começou a ter problemas cardíacos também.
Aos 16 anos, Claire passou a se submeter a tratamentos médicos, mas os resultados efetivos realmente demoraram a aparecer, até mesmo porque a pessoa anoréxica pode voltar a ter pensamentos obsessivos sobre alimentação e apresentar uma espécie de “recaída”, por isso é fundamental a persistência e o apoio da família.
Com a ajuda dos pais, Claire se esforçou para começar a comer um pouco por dia. A decisão veio depois de ser considerada um “caso perdido” por uma equipe médica. Felizmente, graças à assistência de uma equipe médica e de uma psicóloga, Claire foi, aos poucos, vencendo a doença.
Finalmente, com uma aparência saudável
Ainda é difícil para ela aceitar o corpo que tem e manter uma dieta balanceada todo dia, mas Claire acredita que suas publicações no Instagram a estão ajudando de maneira expressiva. “É por isso que estou contando minha história. Eu morri uma vez e fui ressuscitada e tenho que proteger outras meninas, para que não façam o mesmo”, disse ela.
“Minha missão agora é mostrar para as meninas jovens, incluindo minhas milhares de seguidoras, muitas do Reino Unido, que passar fome em nome da beleza e de ser magra é errado”, disse ela.

Imagen(s)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...