Descubra 4 sintomas que você vai sentir antes de um ataque cardíaco

Você presta atenção nos sinais que seu corpo dá? Se comeu alguma coisa que fez mal ao seu estômago, você vai saber, certo? Se um resfriado está chegando, você também saberá, vai se sentir um pouco dolorido, cansado, com nariz entupido e por aí vai. Mas e quando o assunto for um pouco mais sério? Se um dia você vier a ter um ataque cardíaco? Como perceber?
Pesquisadores da Universidade de Duke, nos EUA, afirmam que é comum que ataques cardíacos tenham seus sintomas não reconhecidos, principalmente quando falamos do “ataque silencioso” – ou infarto do miocárdio –, que tem sérios riscos de morte. E, quando o assunto é sobreviver a um ataque cardíaco, há uma forte relação com o tempo que se leva para socorrer a vítima.

Problema sério

Fonte da imagem: Reprodução/Redorbit
Só nos EUA, estima-se que 200 mil pessoas sofram ataques cardíacos todos os anos sem nem ao menos perceber isso. Esse tipo silencioso de ataque corresponde a 25% do total de ataques do coração, ou seja: trata-se de realmente um sério problema de saúde. A boa novidade é que o cardiologista Dr. Chauncey Crandall elaborou algumas dicas para fazer com que você, caso venha a passar por isso um dia, consiga reconhecer os sinais e pedir ajuda a tempo.
Dr. Crandall explica que o corpo humano manda avisos a respeito desse tipo de ataque dias, semanas e até meses antes de o episódio acontecer de fato. O problema é que esses sinais são vagos, silenciosos e podem, inclusive, ser completamente indolores; muitas pessoas nem percebem que eles estão relacionados com o coração.

Sintomas

Fonte da imagem: Reprodução/JohnStonHealth
De acordo com o cardiologista, é preciso manter-se atento à presença de quatro sinais específicos – e eles não têm nada a ver com aquilo que você costuma ver nos filmes, quando alguém coloca a mão no peito, passa mal e cai no chão; embora esse tipo de ataque exista, ele é o menos comum. Dr. Crandall diz que a diferença entre um ataque cardíaco e um acidente vascular cerebral (AVC), popularmente conhecido como derrame, é qual artéria é bloqueada: a que irriga o cérebro ou a que irriga o coração. Por isso, é preciso que você fique atento aos seguintes sintomas:
  • Dor no peito: Lógico que você já estava esperando por isso, afinal, é o sintoma mais comum para ataque cardíaco. É importante, porém, que você saiba que existem dois tipos preocupantes de dores no peito: a primeira é aquela que você sente em todo o seu corpo; a segunda, que ocorre apenas nas regiões esquerda e central, podendo percorrer o braço esquerdo. Essa dor pode ocorrer de maneiras diferentes: ir e vir várias vezes, com dor breve; mais dor e maiores intervalos. O desconforto, menos ou mais intenso, vai existir de qualquer forma.
  • Falta de ar: Mesmo se você não tiver dores do peito, a falta de ar pode ser um forte indicativo de ataque cardíaco. Um estudo publicado na Inglaterra indica que, entre as pessoas que sofreram ataques cardíacos, três a cada cinco tinham falta de ar – o que inclui pacientes que não apresentaram dor alguma no peito. A falta de ar pode aparecer antes ou durante um ataque cardíaco. Na presença desse sintoma, não deixe de procurar um médico.
  • Indigestão ou azia: Isso mesmo, essas duas coisas podem indicar que o paciente está sofrendo um ataque cardíaco. Isso é possível porque nosso corpo nem sempre sente a dor diretamente. As células nervosas do estômago estão localizadas perto do coração, o que faz com que essas duas situações – azia e ataque cardíaco – possam ser confundidas.
  • Náusea e vômito: Essas duas características são geralmente classificadas como atípicas quando o assunto é ataque cardíaco, mas Dr. Crandall explica que já percebeu a ocorrência desses sintomas em muitos de seus pacientes. É importante entender que, nesse caso, os sinais ocorrem junto com outros, quase nunca sozinhos. É lógico que você precisa sempre ficar atento antes de entrar em desespero. Na dúvida, consulte seu médico e procure saber como vai seu coração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...