Lisa Welling e Justin Mogilski coordenaram um estudo com 861 pessoas para tentar descobrir os motivos que as levavam a serem amigas de seus ex-parceiros. Primeiramente, os voluntários precisaram responder os motivos do fim do relacionamento e também as explicações para que a amizade permanecesse.
Depois, outro questionário mais amplo foi aplicado. Ele determinava traços de personalidades mais obscuros, como narcisismo, psicopatia e maquiavelismo! Estudos anteriores mostraram que pessoas com essas características eram propensas a escolher as amizades por razões estratégicas, além de preferirem relacionamento de curto prazo.
Estudo quis entender o que leva as pessoas a manterem amizades mesmo quando o relacionamento chega ao fim
Publicidade
Existem bons motivos?
As pessoas do estudo precisam listar 5 razões para manterem a amizade com o ex. Depois, elas tinham que elencar se cada um desses motivos já havia sido notado em amizades pós-relacionamentos em algum outro momento da sua vida. As principais causas apontadas foram de que o ex era confiável e de que o relacionamento tinha sido ótimo.Cruzando os dados das pesquisas, os pesquisadores concluíram que as pessoas com os traços de amizades mais obscuros eram aquelas que justificavam a permanência da amizade por motivos como recaídas sexuais, interesse financeiro, oportunidades de vida e de afetos casuais – ou seja, motivações estratégicas.
Leitor Colaborador
Gabriela Gouveia