8 curiosidades sobre Rowan Atkinson, o Mr. Bean

Fãs de comédia certamente já conhecem o Mr. Bean, um dos mais famosos personagens do ator britânico Rowan Sebastian Atkinson. Com seu jeito trapalhão e enorme cara de pau, a figura levou a fama e o humor do astro para o mundo inteiro e o tornou uma celebridade internacional.
No entanto, por mais famoso e adorado que alguém seja, nem sempre é possível conhecer tudo a seu respeito e muitas vezes fatos interessantes sobre sua vida acabam passando batidos e sendo esquecidos. Para evitar esse tipo de coisa, confira a seguir a nossa lista de curiosidades sobre Atkinson que nenhum fã de Mr. Bean pode ficar sem saber.

1 – Mr. Engenheiro

Antes de começar a carreira que o levaria a ser considerado pela própria classe artística como um dos 50 maiores comediantes de todos os tempos, Atkinson tinha planos bastante diferentes. Filho de um fazendeiro, o ator se formou em Engenharia Elétrica na Universidade de Newcastle e recebeu o título de Mestre na mesma área após cursar a pós-graduação em Oxford – onde participou de um grupo de comédia em que revelou seus talentos.

2 – Mr. Vegetais

Foi durante o seu mestrado que Atkinson criou o personagem que hoje conhecemos como Mr. Bean, mas a figura não tinha esse nome desde o começo. A princípio, o ator utilizou o nome Mr. White (algo como “Sr. Branco”), mas resolveu trocá-lo por desejar algo que não fosse relacionado à sua cor. Ele então resolveu tentar algo que envolvesse vegetais e usou o nome Mr. Cauliflower (“Sr. Couve-Flor”) antes de finalmente escolher o feijão como inspiração.

3 – Mr. Olímpico

Durante a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, Mr. Bean fez uma performance surpresa durante a execução da famosa e premiada música “Chariots of Fire”, tocando repetidamente a mesma nota em um sintetizador. Ele então mergulha em um hilário devaneio em que se juntou aos corredores dentro do filme homônimo e os venceu em uma corrida na praia – com algumas trapaças, é claro. Confira o vídeo a seguir:


https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=CwzjlmBLfrQ

4 – Mr. Premiado

Durante sua carreira como ator, Rowan Atkinson já recebeu prêmios como o Golden Rose de 1990 e o CableACE Comedy Special. Embora nunca tenham vencido, os programas televisivos do Mr. Bean foram nomeados para o BAFTA TV Award nos anos de 1991, 1992 e 1994. Durante as comemorações do aniversário de Elizabeth II em 2013, o ator foi nomeado Comandante da Ordem do Império Britânico por suas contribuições artísticas e de caridade.

5 – Mr. Liberdade

Em 2005, Atkinson liderou um grupo de artistas, que continha nomes como Stephen Fry e Ian McEwan, em uma tentativa de forçar a revisão de uma controversa lei sobre discurso de ódio religioso e racial, que eles acreditavam dar poder para que grupos religiosos censurassem as artes. Além disso, ele criticou leis homofóbicas do governo britânico e apoiou a reforma da legislação que permitia que as pessoas fossem presas por insultar alguém.

6 – Mr. Possantes

Com uma fortuna estimada em aproximadamente 85 milhões de libras, Atkinson pode se dar ao luxo de alimentar seu amor por carros e já foi dono de veículos como uma McLaren F1, um Honda NSX, um Audi A8 e um Honda Civic Hybrid, entre outros. Além disso, o ator possui uma carteira de motorista de categoria C+E, que permite dirigir caminhões, e é um amante das corridas, já tendo participado pessoalmente de algumas como piloto.
Ainda assim, o criador do Mr. Bean já chegou a declarar publicamente que jamais teria um Porsche. “São carros maravilhosos, mas eu sei que jamais aguentaria um deles. De certa forma, eu sinto que os donos típicos de Porsches – e não desejo mal a eles – não são meu tipo de pessoa. Não saio por aí falando que essa marca é um monte de merda, mas sei que eu psicologicamente não conseguiria lidar com a posse de um”, disse.

7 – Mr. Gago

Por mais que ele tenha ficado famoso por conta da comédia quase muda de Mr. Bean, os demais personagens de Atkinson usam bastante a linguagem falada. Nesses casos, um de seus mecanismos cômicos mais ilustres é o exagero na hora de pronunciar a letra B – como é o caso do vídeo a seguir, da série “Blackadder II”. O que poucos sabem é que a técnica em questão é usada pelo ator como uma forma de disfarçar sua ligeira gagueira.

https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=BLTR8qYWJbQ

8 – Mr. Aposentado

Durante uma entrevista ao Daily Telegraph em 2012, Atkinson deu a entender que desejava aposentar o personagem Mr. Bean. “As coisas que comercialmente fizeram mais sucesso para mim – basicamente bem físicas e infantis –, eu sinto que farei cada vez menos. Além do fato de que a sua capacidade física começa a cair com o tempo, também acho que um cinquentão agindo como criança é algo que se torna meio triste. É preciso ser cuidadoso”, afirmou.

E você, sabe mais fatos curiosos a respeito da vida e da carreira desse famoso humorista? Lembra-se de algum momento particularmente marcante de Mr. Bean? Deixe sua contribuição nos comentários.
Fonte(s)
Imagens
por: MegaCurioso

2 comentários:

Deixe seu comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...