8 hábitos saudáveis podem melhorar sua vida em menos de 1 minuto

Quando o assunto é saúde, a gente precisa tomar cuidado e tentar manter tudo em dia para ter uma vida longa e com maior qualidade. 

As dicas que você vai conhecer a seguir foram retiradas do Live Science e, além de proporem atitudes saudáveis, elas são ótimas para quem tem pouco tempo – todas elas podem ser feitas em um minuto ou menos:

1 – Deixe seus sapatos à porta

Quando você tira os sapatos antes de entrar em casa, está evitando a entrada de toda a sujeira – visível ou não – que você carrega embaixo do pé. Durante o dia pisamos em vários lugares sujinhos, e muitos resíduos acabam ficando grudados nas solas de nossos sapatos. Portanto, deixá-los à porta antes de entrar em casa é uma medida que melhora sua saúde e a limpeza do seu lar.
É sempre bom ter um chinelo de uso interno apenas e, além do mais, tirar o sapato ao final do dia nos proporciona uma sensação de alívio e relaxamento. Então, não custa tentar, não é mesmo? É fácil, é rápido, de graça e saudável.

2 – Limpe bem sua língua

Escovar os dentes é o mínimo que você deve fazer para ter uma saúde em dia – e não estamos falando apenas da saúde bucal, afinal já se sabe que usar o fio dental regularmente evita doenças cardíacas, por exemplo.
O que muitas pessoas ainda não aprenderam é que, na hora da higiene bucal, é preciso limpar tudo e, inclusive, escovar bem a língua, onde milhares de bactérias se acumulam e podem deixar você com mau hálito.
O ideal é escovar a língua começando sempre de trás, pelo menos uma vez por dia. Essa prática simples vai melhorar sua saúde bucal, evitar o aparecimento de placas e deixar você com um hálito mais fresco.

3 – Espirre na direção do seu cotovelo

Espirrar é um jeito rápido de expelir uma multidão de bactérias para o ar. Quando você cobre a boca com as mãos, elas ficam repletas desses seres microscópicos e, assim, ao cumprimentar alguém, por exemplo, você pode passar uma gripe ou alguma outra doença a essa pessoa.
É importante cobrir o rosto na hora de espirrar para evitar que partículas minúsculas de sua saliva parem em pessoas próximas. Então, se não estiver com um lenço de papel por perto, o ideal é usar as “costas” do seu cotovelo para se proteger na hora daquele espirro inevitável. Faz bem para você e para quem está por perto.

4 – Adicione frutas à sua água

Beber água é uma atitude fundamental para quem quer cuidar bem da própria saúde. A água hidrata seu corpo, deixa sua pele mais bonita e macia, evita o aparecimento de doenças nos rins e facilita o trabalho das células do seu corpo, só para citar alguns benefícios. E ainda assim tem gente que passa o dia inteiro sem beber um copo de água pura.
Uma das reclamações dos adeptos de refrigerantes e sucos é a de que a água não tem muita graça. Se esse é o seu caso, saiba que adicionar uma rodela de limão, laranja, tangerina ou mesmo pedaços de frutas como morango, kiwi ou maçã pode deixar sua água com um gostinho especial. Dá até para misturar algumas frutas e colocar folhinhas de hortelã ou fatias de pepino na bebida.
Muitas pessoas dizem não sentir sede, mas mesmo assim é preciso beber água. As mulheres devem tomar, em média, nove copos de água por dia; já os homens devem ingerir pelo menos 13 copos diariamente.

5 – Dê descanso aos seus olhos

É bem provável que os olhos humanos um dia se tornem mais tolerantes à exposição excessiva da humanidade a computadores, celulares e tablets, afinal evoluímos para melhor nos adaptar ao ambiente.
A questão é que por enquanto essa tecnologia toda a que temos acesso ainda é um fator novo e, por isso, depois de muito tempo de computador, é comum que você sinta dor de cabeça e nos olhos. Para evitar que isso aconteça, estabeleça pequenos intervalos e direcione seus olhos a qualquer imagem que não seja um computador, um celular ou um tablet. Sua saúde agradece muito.
Especialistas recomendam que, para cada 20 minutos de olho no computador, você olhe para algum objeto distante e o encare por 20 segundos, pelo menos. Se você é do tipo que passa o dia inteiro sentado, experimente levantar e se alongar um pouco em algumas dessas pausas. Alongar-se melhora seu fluxo sanguíneo, o que é ótimo para deixar seu corpo revigorado.

6 – Use filtro solar

O creme milagroso não apenas previne o aparecimento de câncer de pele como melhora a qualidade de envelhecimento dela. Pesquisadores australianos descobriram, recentemente, que homens e mulheres que usam o produto com mais frequência aparentam ser mais jovens do que as pessoas que raramente utilizam filtro solar. Fica a dica.

7 – Cuide da esponja da sua cozinha

Sabia que a esponja que você usa para lavar louça é um dos itens mais sujos da sua casa? Só para você ter ideia, ela é mais suja do que a pia da cozinha em si, do que o ralo do banheiro e do que o prato de ração do seu cachorro. Eca!
Essa sujeira toda se dá pelas coisas que limpamos com a esponja, que incluem pratos sujos, travessas sujas de carne crua (ou seja: sangue), copos sujos de leite e por aí vai. Com o tempo, milhares de bactérias acabam ficando presas nesse item de limpeza e, por isso, é preciso um pouco mais de cuidado com ele.
Para limpar o produto, molhe-o bem e o coloque no micro-ondas, uma vez ao dia, por 30 segundos. Vale colocar a esponja também em uma máquina de lavar louça. O importante é sempre ter cuidado ao remover a esponja desses eletrodomésticos, pois ela estará bastante quente.

8 – Acalme-se e conte até 10

Naquele momento de raiva, a melhor coisa para fazer é, realmente, contar até 10. Quando seu cérebro está concentrado na tarefa de contar, ele fica distraído e seu temperamento pode voltar ao normal mais rapidamente.
Se isso não basta para que você adote essa tática, pense que boas decisões nunca são tomadas em momentos de raiva e nervosismo. Aliás, nessas situações seu corpo quer mais é se defender do perigo, mesmo que, para isso, acabe atacando quem estiver por perto.
Se a raiva não passar, continue contando e respirando pausadamente. Essa combinação de medidas simples (contar e respirar) vai fazer com que você consiga pensar racionalmente durante uma situação de stress. Não custa tentar.
E aí, você já sabia desses segredinhos simples para uma vida saudável? Acha que vale a pena colocar algum deles em prática? Conte para a gente nos comentários.

Um comentário:

  1. Parabéns.. site muito maneiro to sempre dando uma espiadinha...!! Abçs

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...