Uma moeda lançada de um prédio pode matar uma pessoa? Mito ou verdade?

Logo de cara, a gente já fala que essa história é um grande mito da ciência. Mas, se um dia, você também já chegou a creditar nisso, não se preocupe. Milhares de pessoas pelo mundo também já caíram nessa conversa e acham que se alguém jogar uma moeda, mesmo que seja do tamanho de um centavo, do alto de um prédio imponente – como o Empire State Building, nos Estados Unidos, por exemplo – ela poderá matar o pedestre que, por infelicidade, por atingido.

Bom, isso, como falamos no início, é mentira. A própria física, aliás, explica que isso não é possível, graças ao formato da moeda, que é plano. Sendo assim, a mesma aceleração que o objeto adquirir, atraído pela gravidade; valerá também pela força da resistência que o vento exercerá em sua superfície. Assim, juntamente com sua leveza, a moeda não conseguirá atingir mais que 40 quilômetros por hora em sua descida, impossível de causar qualquer ferimento mais sério que um ardor momentâneo na cabeça de quem for atingido.
1
No entanto, se estivéssemos falando sobre uma caneta, aí sim existiria riscos. Devido ao seu formato, esse objeto poderia descer a uma velocidade de até 32o quilômetros por hora, girando como uma flecha ou, simplesmente, seguindo uma linha reta. Nessas circunstâncias o pedestre estaria realmente em sérios riscos, já que a caneta poderia funcionar como um objeto pontiagudo, capaz de perfurar até mesmo madeira e concreto.
2
Sabia disso?

por: Fatos Desconhecidos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...