Confira 10 imagens falsas que viralizaram na internet

As redes sociais – especialmente o Facebook – ficaram especialistas em disseminar informações falsas. Por conta da preguiça ou desconhecimento, muitos não vão atrás para descobrir se determinado depoimento, imagem, foto ou notícia é realmente verdadeira. Isso tem se intensificado ainda mais com a popularização dessas mídias.
Esse problema é ainda maior com imagens, já que é muito fácil compartilhar esse tipo de conteúdo. Neste ano, diversas fotos circularam por aí e causaram certa polêmica, mas na verdade eram falsas e não representavam exatamente aquilo que todos esperavam. Selecionamos 10 dessas imagens que provavelmente enganaram muita gente em 2015.

1. O corpo perfeito em 1955


Essa foto, na verdade, nem é de 1955. Ela foi compartilhada como sendo a "definição de um corpo feminino perfeito de acordo com a revista Time" daquele ano. Porém, ela tampouco foi veiculada pela famosa revista e representa uma imagem capturada em 2004 que mostra a estrela de filmes adultos, Aria Giovanni, em uma foto preto e branco que ganhou força por causa de sua aparência vintage. Essa enganou você?

2. Estrela cadente


A imagem acima nada mais é do que um "truque" de fotografia. A foto não representa uma estrela cadente ou um fenômeno natural: trata-se de uma exposição de dois minutos durante um lançamento de uma nave espacial no ano de 2010. A propulsão dos motores durante a subida, combinada com o longo tempo de exposição, deixou essa "causa de fogo" impressionante na foto.

3. Nuvens no Monte Fuji


Fotos de vulcões geralmente já são bonitas, mas quão impressionante não seria ver um com nuvens lenticulares pairando sobre o topo? Ainda não foi dessa vez, já que a imagem do Monte Fuji acima é uma montagem de Photoshop que já está circulando na internet há alguns anos, mas que ganhou força novamente no Facebook.

4. Árvore atingida por um raio


Não é incomum ver fotos de raios atingindo alguns objetos, mas a imagem acima enganou muita gente A foto é uma montagem criada pelo artista Darren Pearson, que é especialista na técnica fotográfica de pintura com luz – foi exatamente dessa forma que a imagem foi feita. A imagem a direita representa uma árvore de verdade sendo atingida por um raio, o que já é bastante impressionante.

5. O hotel submarino das Ilhas Fiji


A imagem acima não parece ser tão impossível de acontecer na vida real, mas também representa uma foto falsa. Trata-se de um exemplo ilustrativo de um hotel que a empresa Poseidon Undersea Resorts pretendia construir em 2008. As obras ainda nem começaram e muita gente acreditava que se tratava de um hotel subaquático em Katafanga Island, nas Ilhas Fiji.

6. O pequeno espião russo Vladimir Putin


Esse boato já é um pouco velho, mas também enganou muita gente por conta da notoriedade que Vladimir Putin ganhou em 2015. Trata-se de uma alegação de que o atual presidente da Rússia estaria atrás da criança – com uma câmera fotográfica no pescoço – para espionar Ronald Reagan, presidente dos Estados Unidos, em 1988. Putin, na verdade, estava trabalhando em Dresden no dia em que a foto foi tirada.

7. Leão preto


A foto acima não representa um raríssimo caso de leão preto. De acordo com o Museum of Hoaxes, essa é uma tentativa de vender um conceito inexistente e trata-se de puro trabalho no Photoshop. A imagem verdadeira elimina todas as dúvidas sobre a veracidade da foto.

8. A maior estátua do mundo


A estátua de Buda em Ushiku Daibutsu, no Japão, na verdade não representa a maior do mundo, mas sim a terceira. Ela possui 110 metros de altura, o que certamente contribui para o engano. A segunda maior fica em Burna e mede 116 metros. Já a maior de todas também é um estátua de Buda do Templo da Primavera. Ela fica em Lushan, província de Henan (China) e mede 128 metros, e foi concluída em 2002.

9. Reciclagem de crianças


A foto é real, mas teve o texto modificado. No original, na placa está escrito algo como "Não pise na grama" e foi modificado para "Deixem aqui seus filhos feios". A imagem de 1928 foi "muito bem" aproveitada, já que mostra uma pequena garota presa em um cesto de lixo.

10. Um feto de 12 semanas


O aborto é um tema delicado e foi bastante atacado em união com a foto acima. De acordo com as mensagens que compartilhavam a imagem, essa foto representa um feto de apenas 12 semanas. Na verdade, trata-se de uma estatueta de resina feita pela artista Donna Lee, que parece entender mais de arte do que sobre biologia. Na direita, você pode conferir uma imagem real de um feto de 12 semanas, o que não diminui a delicadeza desse assunto.

Fonte(s)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...