Descubra o porquê Nestor Cerveró tem um olho mais baixo que o outro

Investigação ocular

Aparentemente, o visual de “Olho-Tonto” Moody – aquele professor paranoico da série Harry Potter que tem um olho mágico capaz de girar 360 graus – apresentado por Cerveró é resultado de uma combinação de fatores. Vamos às suspeitas.

Alastor Moody

Primeira suspeita: ptose

Uma das suspeitas para o famoso olho de Cerveró seria a chamada “ptose”, uma doença que faz a pálpebra superior cair sobre o olho. Essa condição pode tanto causar um problema estético (temos certeza de que Cerveró se encaixa aqui) quanto funcional, quando a pele cobre o campo de visão (não podemos falar nada sobre isso).
A ptose pode acompanhar o paciente desde seu nascimento, indicando um problema na formação (caso da socialite Paris Hilton), ou acometê-lo anos mais tarde, sendo causada por traumas na região dos olhos, envelhecimento e AVC, entre outros motivos. O tratamento para os dois tipos de ptose é exclusivamente cirúrgico.

A respeito do ex-diretor da Petrobras, precisaríamos analisar fotos dele criança para identificar quando o problema surgiu e prosseguir nossa investigação.

Segunda suspeita: exoftalmia

Outra hipótese que pode explicar o olho esquisito de Cerveró é a exoftalmia, uma condição que faz com que um dos olhos (ou os dois) pareça saltado, pois o globo ocular se projeta para fora da órbita. O vídeo abaixo mostra um paciente com o olho perturbadoramente protuberante (as imagens podem ser desagradáveis para pessoas mais sensíveis):
Sabemos que não é uma tarefa muito agradável, mas, se você prestar bastante atenção ao olho esquerdo do ex-diretor, vai perceber que existe sim uma protuberância na região. Se você preferir, observe os globos oculares do ator Fernando Caruso, que sofre desse problema.
A causa mais frequente para a exoftalmia é a Doença de Graves, que se caracteriza pela estimulação excessiva das glândulas tireoides por anticorpos produzidos no próprio organismo (por conta disso, essa doença também é uma das principais causas do hipertireoidismo).

Os pacientes que enfrentam essa condição acabam acumulando mais gordura do que o normal na órbita ocular, o que aumenta a pressão no local e acaba empurrando o olho para fora.

O veredito: uma mistura dos dois casos

Como o olho esquerdo de Nestor Cerveró aparenta ter a pálpebra superior caída e, ao mesmo, chama atenção por ser um tanto saltado, é possível que o ex-diretor da Petrobras na verdade sofra de uma combinação de ptose com exoftalmia.

Para termos certeza, precisaríamos que nosso investigado se submetesse a uma série de exames, mas acreditamos que ele tenha outras ocupações no momento.

Suspeita-bônus: um olho no gato e outro no peixe

Colocamos estas suspeitas depois do veredito para deixar claro que nossa investigação foi puramente científica. Porém, não podemos deixar de mencionar algumas hipóteses levantadas internet afora.
No Yahoo! Respostas, por exemplo, uma pessoa acredita que o olho caído de Cerveró seja “um castigo”. “Se tivesse os dois olhos bons, roubaria em dobro”, explicou ela. Outro internauta, por sua vez, imagina que o olhar esquisito em questão seja resultado de um mau hábito: “Ficou assim de tanto contar dinheiro embaixo da mesa, enquanto com o outro olho ele olha de frente”.
Via EmResumo
Fonte(s)
Imagens

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...