Descubra o que acontece quando você estrala os dedos

Nos anos 70, os pesquisadores acreditavam que sons tinham relação com bolhas de ar no líquido sinovial – um tipo de lubrificante entre as cartilagens das articulações diartrodiais e que contém gases como nitrogênio e oxigênio.
Contudo, novas evidências sugerem que o som é causado por outro motivo: a formação de cavidades preenchidas por gases quando as articulações se esticam. Para realizar o estudo, os pesquisadores da Universidade de Alberta procuraram por alguém que pudesse estralar os dedos consecutivamente, sem ter que esperar aqueles longos períodos que algumas pessoas devem esperar para que o barulho seja produzido de novo.
Assim que esse indivíduo foi encontrado, os pesquisadores posicionaram os dedos dele dentro de um aparelho de ressonância magnética para avaliação do procedimento enquanto os estalos eram feitos. À medida que os ossos das juntas são separados, os gases são liberados e criam cavidades na cartilagem – e é isso que produz o estalo, e não o ruído feito pelos gases ao deixarem o líquido sinovia. Veja o Vídeo:

“O processo é caracterizado pela rápida separação das superfícies com subsequente formação de cavidades, e não pelo colapso de bolhas de oxigênio ou nitrogênio como os pesquisadores acreditaram por mais de meio século. Finalmente, ao definir melhor o processo dos estalos, os benefícios terapêuticos e os seus possíveis danos poderão ser mais bem compreendidos”, diz o estudo.
Fonte(s)
Imagens

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...