O corpo fala: conheça 5 sinais físicos da atração

Você está de olho em alguém ou completamente apaixonado? Com certeza você já deve ter percebido algumas mudanças que acontecem no seu corpo quando a pessoa de que você gosta está por perto: coração acelerado, um frio na barriga e outras sensações que são principalmente sentidas naquela primeira fase do namoro ou do flerte, enquanto o casal ainda está se conhecendo.
De acordo com a antropóloga Helen Fisher, da Universidade Rutgers, nos Estados Unidos, o corpo humano é como uma máquina em busca de atração, sendo que em apenas um segundo podemos decidir intuitivamente se alguém é fisicamente atraente ou não. No entanto, após uma investigação mais próxima, podemos mudar o nosso pensamento e constatar que encontramos o que estávamos buscando há algum tempo.
Porém, existem sinais físicos de atração que nossos corpos nos enviam, fazendo a nossa atenção ser desviada para certa pessoa, que se torna o nosso objetivo. Quando esses mecanismos fisiológicos nos acertam, é sinal de que uma forte atração ou paixão pode nos arrebatar. Confira abaixo quais são eles.

1 – Coração acelerado

Fonte da imagem: Shutterstock
É inevitável: quando aquela pessoa especial aparece, o coração bate mais forte e o ritmo se acelera. A relação do ritmo do coração com a atração é tão potente que alguns estudos revelaram que a frequência cardíaca de uma pessoa pode aumentar mesmo em testes realizados com desconhecidos, mas que são bonitos e atraentes.
Na verdade, não é bem o coração sozinho que é responsável por essa resposta do nosso corpo, e sim o cérebro. Durante o estágio inicial do amor romântico (a terminologia científica para a fase de “lua de mel”), o cérebro libera noradrenalina (ou norepinefrina) sempre que estamos perto de um interesse amoroso para nos levar à ação.
Esse neurotransmissor estimula a nossa tomada de decisão, possivelmente para conversar com a pessoa certa. Enquanto isso, nossos corações viciados em adrenalina bombeiam mais rapidamente o sangue do que o habitual, a fim de nos levar ao nosso objetivo afetivo.

2 – Mãos suadas

Fonte da imagem: Shutterstock
Está aí uma característica que pode ser um tanto incômoda para os apaixonados, principalmente se isso acontece no momento em que alguém é apresentado a uma pessoa atraente e precisa cumprimentá-la. Talvez seja melhor evitar o aperto de mão nessas horas.
As palmas das mãos suadas fazem parte de uma resposta fisiológica clássica para a atração e os momentos de nervosismo frente à pessoa amada. As mesmas substâncias que estimulam o nosso ritmo cardíaco também atingem as nossas glândulas sudoríparas.
Conhecidos como monoamina, dopamina, noradrenalina e serotonina, esses estimulantes se combinam para produzir os sentimentos de excitação e as mãos úmidas.
A noradrenalina, principalmente, é a maior culpada por causar a “suadeira”, sendo que as nossas mãos têm milhares de minúsculas glândulas sudoríparas que trabalham intensamente nesses momentos. Você pode conferir mais detalhes sobre esse assunto neste recente artigo do Mega Curioso.

3 – Tom de voz

Fonte da imagem: Shutterstock
Vários estudos têm demonstrado que as mulheres preferem homens com vozes mais graves, considerando-os como mais atraentes, másculos e com maiores qualidades de reprodução.
Felizmente, para aqueles que não têm a voz tão grossa assim, um estudo australiano recente desmascarou esse conceito, afirmando que os homens que possuem um tom vocal mais grave estão em desvantagem na qualidade do sêmen em relação aos outros.
Já com as mulheres, o momento de sedução não reduz as vozes delas para notas mais graves, sendo que elas tendem a “aumentá-las” ou deixá-las mais finas quando estão em companhia da pessoa desejada.

4 – Pupilas dilatadas

Fonte da imagem: Shutterstock
Diversos estudos têm demonstrado que as pupilas dos olhos têm um papel ativo na sinalização da atração. Essa ação acontece quando elas detectam um rosto atraente, fazendo o nosso cérebro liberar a dopamina, o que desencadeia a dilatação da pupila pela estimulação de terminações nervosas nos olhos.

5– O “espelhamento” das ações

 
Fonte da imagem: Shutterstock
Quando as pessoas interagem em harmonia em um namoro ou flerte — e as coisas estão indo bem —, o espelhamento de linguagem corporal muitas vezes acontece inconscientemente. É algo natural e até automático que os apaixonados fazem mesmo sem perceber.
Um exemplo é quando a mulher passa a mão no cabelo e o homem faz o mesmo, ou então quando ele vai pegar um cardápio na mesa do restaurante e ela faz isso na mesma hora. É uma das “magias” da paixão.
Mesmo sem se dar conta, esses gestos sutis também servem para atiçar os egos românticos uns dos outros, aumentando ainda a atratividade sexual. Um estudo de 2009 sobre o mimetismo em um namoro revelou que os homens deram avaliações mais favoráveis ​​às mulheres que ligeiramente se espelharam em seus padrões verbais e não verbais.
Se essa troca de linguagem corporal desperta uma relação de longa duração, os homens e as mulheres tendem a agir de maneira parecida à medida que envelhecem juntos também. De acordo com um estudo de 2006, os casais que ficam juntos por muito tempo — bem depois daquele “frenesi” do início de namoro — começam até ficar fisicamente parecidos em alguns aspectos. Você já conheceu um casal assim?
Fonte(s)
Imagens

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...