Olhos vermelhos depois de nadar na piscina? Descubra de quem é a culpa

Estudos recentes conduzidos pelo Centro de Controle de Doenças dos EUA, como parte do programa de qualidade da água, identificaram que a causa dos olhos vermelhos e irritados depois de um dia na piscina não é o cloro, e sim a urina e o suor.

"O cloro se liga a todas as coisas que está tentando eliminar, e acaba formando alguns elementos químicos que irritam. Então é isso que está irritando seus olhos. É a ligação do cloro à urina e ao suor", disse Michael J. Beach, Ph.D. e diretor do programa. Isso significa que a substância, quando sozinha, age de justamente de forma a combater elementos que potencialmente causam irritação.
E para aqueles que acreditam naquela história de um produto que deixa a água colorida quando alguém resolve se aliviar dentro da água, más notícias: ela não existe. "É um mito. É apenas para assustar as pessoas para que não urinem na piscina", diz Beach.
A tosse que algumas pessoas têm quando fazem alguma atividade em piscinas cobertas, ainda segundo Michael, acontece por conta de uma reação química que irrita seus pulmões. Essa irritação também não é em função do cloro, mas em função do xixi.
Existe, no entanto, uma solução – bem simples, por sinal – para o problema: não faça xixi na piscina. Além de ser extremamente desnecessário caso você tenha mais de cinco anos, não apenas os seus, mas os olhos de todas as pessoas que estão no mesmo recinto vão agradecer.
Fonte(s)
Imagens

7 comentários:

Deixe seu comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...