Ouça a música mais triste do mundo, culpada por pelo menos 100 suicídios

Sabe aquela música triste que você ouve e, antes mesmo de chegar ao refrão, já fica deprimido? Uma música da Hungria, chamada “Gloomy Sunday”, algo como “Domingo Sombrio”, foi tida como responsável por uma série de suicídios em várias partes do mundo.
A canção acabou ficando conhecida como “música húngara suicida” pelo fato de estar relacionada a pelo menos 100 casos de suicídio, incluindo o do próprio compositor, Rezso Seress.
Seress era um compositor que lutava para viver de sua música. Em 1933, ele acabou levando um fora de sua namorada na época, situação que o deixou completamente depressivo. “Gloomy Sunday” foi escrita como uma forma de desabafo. O compositor contou também com a ajuda de amigos artistas para deixar a letra mais poética e a melodia mais triste.

Inspiração

 
Fonte da imagem: Pixabay
Há rumores de que Seress não teria escrito a respeito de sua namorada, mas da tristeza com a situação social do mundo, das guerras e até mesmo de previsões apocalípticas. Independente do que o tenha inspirado, a tristeza e a melancolia estão garantidas.
Outra angústia para o compositor foi o fato de que sua música não emplacou logo que foi lançada, mas apenas dois anos depois, quando regravada por Pál Kálmar. Logo em seguida, muitos suicídios aconteceram na Hungria – todos relacionados à música. A canção teve, então, sua reprodução proibida.
A censura só aumentou o interesse pela música que, em 1936, já tinha sido traduzida para o inglês e regravada. Em 1941 Billie Holliday regravou a canção, e os EUA nunca chegaram a impedir que o sucesso fosse divulgado, ainda que, um ano antes, a BBC tivesse considerado a música triste demais para ser reproduzida.

História

Fonte da imagem: Reprodução/Trendandtonic
A música, porém, nunca deixou de estar nos noticiários e é lembrada sempre que algum caso de suicídio é associado com canções depressivas. Na década de 80, “Gloomy Sunday” foi trazida de novo à tona depois que um menino se matou após ouvir “Suicide Solution”, do polêmico Ozzy Osbourne.
Em 1999, a música de Seress foi transformada em roteiro do filme alemão “Ein Lied von Liebe und Tod”, algo como “Domingo sombrio – uma música de amor e morte”. O enredo é baseado em um triângulo amoroso, uma música triste demais e uma corrente de suicídios.

Vida e obra

 
Fonte da imagem: Reprodução/Kiengiang
Se você também está se perguntando a respeito do que aconteceu com Seress, vamos lá: durante a Segunda Guerra Mundial o compositor foi capturado por nazistas e enviado a um campo de concentração, do qual ele conseguiu fugir. Depois, dedicou tempo ao teatro e ao circo, chegando a trabalhar como trapezista. Nenhuma de suas músicas chegou a fazer sucesso novamente.
Depois de se tornar mundialmente conhecido, Seress tentou se reconciliar com a ex-namorada da qual havia se separado quando escreveu a fatídica letra. Logo depois, ele ficou sabendo que ela tinha se matado por envenenamento. Ao lado dela, a letra da música estava escrita em uma folha de papel.
Em 1968 Seress pulou da janela do prédio onde morava em Budapeste. Sobre sua música, ele declarou: “Essa fama fatal me machuca. Eu chorei todas as tristezas de meu coração nessa música e parece que outras pessoas, com sentimentos como os meus, encontraram sua própria dor”.
Confira a música a seguir, na versão de Billie Holliday, com legendas, e depois nos conte o que você achou dela.




Fonte(s)
Imagens

22 comentários:

  1. Acho que vou me MATAR... De tanto rir, se pessoas se suicidaram por causa desta música, eh por que eram pessoas fracas, e pessoas fracas nao merecem estar aqui!

    ResponderExcluir
  2. Acho que vou me MATAR... De tanto rir, se pessoas se suicidaram por causa desta música, eh por que eram pessoas fracas, e pessoas fracas nao merecem estar aqui!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comentário ridículo! O mundo seria melhor se não tivesse lixo de pessoas como você.

      Excluir
    2. Elas já tinham depressão, e você acha que isso é brincadeira? pessoas burras como você deveriam ser excluídas do planeta terra.

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Achei a musica bonita, porem triste, mas não acho que seja um pleno motivo de suiacídio, as pessoas as quais cometeram este ato provavelmente ja tinha depressão e acho que comer tal ato ajudaria de alguma forma, gostei da musica so não acho que seja motivo o suficiente para cometer tal ato

    ResponderExcluir
  5. Triste. Realmente muito triste! Mas coração de luto de nosso Teixerinha é muuuuuito mais trite!!!!

    ResponderExcluir
  6. Será que fui a única chorando... De riso???? A música é tão triste que eu só quero rir!!! Kkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  7. Não vou desconsiderar o fato das pessoas terem buscado o suicídio para aliviar suas dores. O que deve ter acontecido é que o que tb acontece hoje com todos nós, buscamos temas musicais para o momento presente que estamos vivendo. É isso, é mais uma música triste que serviu de tema para os suicidas. Lamentável!

    ResponderExcluir
  8. Não vou desconsiderar o fato das pessoas terem buscado o suicídio para aliviar suas dores. O que deve ter acontecido é que o que tb acontece hoje com todos nós, buscamos temas musicais para o momento presente que estamos vivendo. É isso, é mais uma música triste que serviu de tema para os suicidas. Lamentável!

    ResponderExcluir
  9. se fosse tão pesada assim não teria nem comentários aqui, pq o povão ja teria se jogado da ponte :V kkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  10. A música é mesmo muito triste! A letra retrata o suicídio de uma forma poética, o romantiza... Acredito que aí esteja a razão de ser "culpada" por pelo menos 100 deles. Óbvio que aqueles que o cometeram não o fizeram por causa da música, era algo que já estava em sua mente, já era seu desejo, o que acreditavam ser a solução para zerar sua dor. O que a música fez foi "suavizar" esse momento...

    ResponderExcluir
  11. Muito forte! Deixa eu ali me jogar na frente da bicicleta...

    ResponderExcluir
  12. Realmente uma música triste e com uma letra bem pesada.
    Mas não acredito q as pessoas q se suicidaram após ouvi-la foi por causa dela, quem cometeu esse ato já estava com essa intenção, independente da música.

    ResponderExcluir
  13. Triste de verdade mano eu quase chorei
    Mano não sei oque levou as pessoas a se
    Matarem

    ResponderExcluir
  14. Acho que os suicídios se deram em pessoas que foram vizinhas dessa mulher e não aguentaram mais tanto tormento! Pqp!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...