Você sabe por que sentimos um formigamento ao comer determinados alimentos? Descubra

Às vezes, quando comemos determinadas coisas, temos uma estranha sensação de formigamento no interior de nossa boca, mas que parece acontecer mais frequentemente no final da mandíbula, logo abaixo da orelha. Acontece geralmente quando experimentamos algo muito doce, apimentado ou azedo e também quando provamos algo muito diferente do que estamos acostumados a comer. Quem nunca sentiu algo assim ao morder uma fatia de limão ou acidentalmente tomar um gole de café sem açúcar, por exemplo?
Basicamente, o que acontece nesse momento é que, para facilitar o processo de digestão daquele alimento, nossas glândulas salivares aumentam a quantidade de saliva no interior da boca, mas de uma forma tão súbita e intensa que causa o tal formigamento. Temos diversos pontos no interior da boca em que essas glândulas estão presentes, mas a maior delas, chamada parótida, é a que fica logo abaixo e à frente do ouvido, por isso é mais comum ter a sensação nessa área.
A saliva é composta por 99,5% de água, enquanto o restante é formado por certas substâncias que nos ajudam a mastigar, sentir gosto e engolir e também servem para proteger os dentes da ação de micro-organismos. Uma pessoa produz em média 1,5 litro de saliva diariamente, mas, se as papilas gustativas forem subitamente estimuladas por um sabor incomum, elas podem fazer com que as glândulas salivares entrem em pleno funcionamento de repente.


Portanto, essa sensação é perfeitamente normal, e você não precisa se preocupar muito com ela, a menos que isso esteja lhe causando algum incômodo duradouro ou dor. Glândulas podem ficar inflamadas por uma série de motivos. Por isso, se o formigamento persistir mesmo depois de você parar de comer, procure um médico para checar se está mesmo tudo bem.
O
Fonte(s)

2 comentários:

Deixe seu comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...