21 fatos surpreendentes sobre o acidente nuclear de Chernobyl

A região foi, afinal, o cenário do maior acidente nuclear de todos os tempos, que aconteceu no dia 26 de abril de 1986, depois que os operadores da usina nuclear ucraniana realizaram um experimento malsucedido com o reator 4.
Só para você ter ideia, a quantidade de material radiativo liberado na explosão de Chernobyl foi pelo menos 100 vezes maior do que o material liberado nas explosões em Hiroshima e Nagasaki, durante o final da Segunda Guerra Mundial. A seguir, confira mais algumas curiosidades sinistras sobre a terrível história de Chernobyl:

1 – O acidente em Chernobyl é o único que atingiu o nível 7 na Escala Internacional de Eventos Nucleares, o que o torna o maior acidente provocado pelo homem em toda a História.
2 – Para conter a situação, cerca de 800 mil pessoas se arriscaram e acabaram se expondo à radiação. Dessas pessoas, 25 mil morreram e 70 mil ficaram com sequelas graves.
3 – Dessas 25 mil pessoas que morreram, 20% cometeram suicídio.
4 – De acordo com o Greenpeace, o acidente acabou provocando a morte por câncer de 93 mil pessoas em todo o mundo.
5 – Muitas pessoas acabaram voltando à região infectada com a intenção de receber benefícios do governo.

6 – Existem planos de usar as regiões ao redor do acidente para atividades que envolvam estudos sobre lixo radiativo e a interferência desse material em áreas naturais.
7 – Estima-se que mais de 5 milhões de pessoas vivem em regiões consideradas contaminadas pelo acidente.
8 – A região acabou se tornando um santuário de vida selvagem, abrigando populações de lobos, veados, castores, águias e diversos outros animais.
9 – Todas as residências renovadas de Chernobyl hoje têm uma placa com o nome de seus proprietários.
10 – Depois do acidente nuclear, a floresta da região deixou de ser verde e se tornou avermelhada.

11 – A saúde física e psicológica das pessoas afetadas pelo acidente nuclear é, ainda hoje, o maior problema de saúde pública do mundo.
12 – As mulheres grávidas que estavam na região do acidente foram orientadas a realizarem abortos, para que seus filhos não nascessem com graves problemas de má formação.
13 – Felizmente, o número de mortes provocadas por câncer ou outros problemas de saúde ocasionados pelo acidente foi menor do que o esperado.
14 – A Bielorrússia teve 70% de seu território contaminado devido ao acidente nuclear de Chernobyl.
15 – De acordo com a NRC, a Comissão Reguladora Nuclear dos EUA, 28 dos trabalhadores da usina de Chernobyl morreram nos quatro meses que sucederam o acidente.

16 – Segundo o Greenpeace, pelo menos 60 mil casos de câncer na tireoide tiveram relação com o acidente.
17 – De todo o material radiativo do acidente, 97% continua no local.
18 – Segundo a comissão do Fórum de Chernobyl, espera-se que mais 9 mil pessoas ainda morram de câncer em decorrência da exposição radiativa.

19 – Duzentas toneladas de material radiativo estão em Chernobyl ainda.
20 – O último reator de Chernobyl foi desligado há apenas 14 anos.
21 – Especialistas afirmam que a região vai levar pelo menos mais 100 anos até ser considerada livre de poluição radiativa.

3 comentários:

Deixe seu comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...