Como tirar Cicatrizes de Acne

A acne por si só já é problema o suficiente. Por isso, parece injusto que, muito tempo depois de uma espinha ter se curado, cicatrizes permaneçam na pele como lembranças. Mas não se desespere, cicatrizes de acne não são permanentes e existem muitas coisas que você pode fazer para ajudar a acelerar o processo de cicatrização, como usar cremes de venda livre, experimentar remédios caseiros ou procurar tratamentos médicos. Continue lendo para descobrir mais.

Método 1 de 3: Use Remédios Caseiros


Fade Acne Scars Step 1 Version 2.jpg
1 - Use o suco de limão. O suco de limão é um dos melhores tratamentos para cicatrizes de acne. Tudo que você precisa é de um limão ou suco de um limão espremido, o qual deverá ser misturado com uma xícara de água e aplicado nas áreas com cicatrizes em seu rosto por 3-4 minutos. Fazer isso todos os dias elimina a pele morta e promove o desenvolvimento de pele nova.
  • Alternativamente, experimente mergulhar um pano na mistura e, em seguida, segurá-lo contra a sua pele. Certifique-se de sempre hidratar a pele após a aplicação do suco de limão. O suco de frutas cítricas pode irritar a pele seca.

Fade Acne Scars Step 2 Version 2.jpg
2- Use mel. O mel pode ser usado para tratar não só cicatrizes de acne, mas também a própria acne. Ele é delicado/suave com a pele e reduz a vermelhidão e irritação. O mel contém propriedades antibacterianas que ajudam a fazer as cicatrizes de acne e manchas escuras desaparecerem gradualmente. Ele é hidratante e deixa sua pele macia. Aplique um pouco de mel diretamente sobre as cicatrizes a noite e lave pela manhã.

Fade Acne Scars Step 3 Version 2.jpg
Use óleo de rosa mosqueta. Óleo de rosa mosqueta é carregado com vitaminas e antioxidantes que ajudam a manter a pele suave e saudável. Enquanto o uso de óleo de rosa mosqueta em espinhas frescas ainda está sendo avaliado, a sua utilização tem sido comprovadamente eficaz na reparação de cicatrizes de acne, bem como de outras formas de cicatrizes e manchas da pele. Com o uso regular, marcas e cicatrizes vão desaparecer e se tornarão menos proeminentes ao longo do tempo. Basta massagear o óleo suavemente na área afetada uma ou duas vezes por dia. 


Fade Acne Scars Step 4.jpg
Use bicarbonato de sódio. Bicarbonato de sódio é um outro tratamento para ajudar a desvanecer cicatrizes de acne. Basta misturar bicarbonato de sódio com água para criar uma pasta e, em seguida, aplicar em seu rosto como se fosse uma máscara facial normal. Isto não só irá eliminar as células mortas da pele, mas também fará com que suas cicatrizes fiquem menos perceptíveis ao longo do tempo.
Fade Acne Scars Step 5.jpg
Use óleo de coco. Devido à vitamina E e aos ácidos láurico, caprílico e cáprico encontrados no óleo de coco, ele é excelente para ajudar a atenuar cicatrizes de acne. O óleo de coco também ajuda a prevenir a formação de novas cicatrizes de acne. Para isso, massageie óleo de coco na área afetada pelo menos uma vez por dia. Isso funciona melhor se você aplicar 2-4 vezes ao dia.
Fade Acne Scars Step 6.jpg
Use aloe vera. Aloe Vera (babosa) é conhecido no campo cosmético pelas suas propriedades curativas, e pode ser usado para suavemente, e ainda assim eficazmente, curar as cicatrizes da acne ao longo do tempo. Embora você possa comprar muitos géis à base de aloe vera, a melhor coisa a fazer é comprar uma planta de aloe (babosa).
  • Para usar o aloe vera, quebre uma folha e esfregue o gel (que fica dentro dela) diretamente sobre a pele. Deixe secar, em seguida, deixe agir por 30 minutos. Lave com um produto de limpeza facial suave. Tente fazer isso todos os dias.

Fade Acne Scars Step 7.jpg
Use um cubo de gelo. Este tratamento funciona melhor para as cicatrizes novas ou inflamadas, pois o gelo vai reduzir o inchaço e contrair os vasos sanguíneos. Com o tempo, o gelo também vai ajudar a reduzir a aparência de cicatrizes menores e da descoloração.
  • Envolva um cubo de gelo em um pedaço de tecido ou em um pano e esfregue-o sobre as áreas inflamadas por 10-15 minutos por dia.

Fade Acne Scars Step 8.jpg
Use uma máscara de aspirina. A aspirina possui propriedades anti-inflamatórias eficazes e que contém uma forma de ácido salicílico, que é usado em muitos tratamentos de acne. Uma máscara de aspirina pode ser usada para suavizar a pele e reduzir a descoloração.
  • Para fazer a máscara, esmague 4-5 comprimidos de aspirina até virar pó, em seguida, misture o pó em iogurte natural ou em gel de aloe vera puro. Aplique a máscara no rosto e deixe agir por 15 minutos.
  • Lave com água morna, seque o rosto sem esfregar a toalha (apenas dando leves batidas) e hidrate.

Fade Acne Scars Step 9.jpg
Use azeite de oliva. Outro ótimo produto para desvanecer as cicatrizes da acne é o azeite, que é cheio de propriedades curativas naturais. Apenas massageie o óleo em suas cicatrizes várias vezes por dia.


Fade Acne Scars Step 10.jpg
Use óleo de vitamina E. Óleo de vitamina E tem propriedades hidratantes incríveis e é um tratamento eficaz para cicatrizes de acne. Aplique o óleo de vitamina E puro em sua pele 2-3 vezes ao dia, e você deve ver os resultados em cerca de 2 semanas.


    Método 2 de 3: Use Tratamentos Médicos


    Fade Acne Scars Step 11.jpg
    Experimente usar cremes de venda livre (sem necessidade de prescrição médica). Para uniformizar a vermelhidão ou descoloração, opte por um creme de venda livre para desvanecer cicatrizes ou creme de clareamento. Procure por cremes que contenham ingredientes como o ácido kójico, extrato de alcaçuz, arbutin, extrato de amora e vitamina C. Estes ingredientes esfoliam a pele para restaurar a textura e o tom.
    • Hidroquinona também é um clareador de pele eficaz, no entanto, foi proibida na Europa e na Ásia, porque tem sido associada a riscos cancerígenos. Produtos com hidroquinona de venda livre ainda estão disponíveis no mercado dos EUA, mas se tiverem mais de 2% requerem prescrição médica.

    Fade Acne Scars Step 12.jpg
    Consulte um dermatologista. Se os produtos de venda livre não estiverem gerando os resultados esperados, considere ver um dermatologista que pode prescrever um medicamento em creme, mais forte. Você também pode discutir outras opções para desvanecer cicatrizes de acne, como tratamentos a laser ou peelings químicos. 


  1. Faça um tratamento de “resurfacing” a laser. Este procedimento pode ser feito no consultório do médico ou dermatologista. O laser remove a camada superior da pele danificada e contrai a camada do meio, deixando a pele suave. Ele pode levar de alguns minutos a uma hora. O médico vai tentar diminuir a dor entorpecendo a pele com anestesia local. Normalmente leva entre 3 e 10 dias para a pele cicatrizar completamente.
  2. Tente um preenchimento cutâneo. Se o seu rosto estiver cheio de pequenas cavidades, um dermatologista pode injetar um preenchedor (geralmente ácido hialurônico) para "erguer" a pele e suavizar essa textura cheia de depressões, parecida com uma bola de golfe. Você vai ver os resultados imediatamente (as cavas praticamente desaparecem após o procedimento), mas os resultados só duram alguns meses.
    • Outro tipo de preenchimento, micro gotas de silicone, estimula a produção de colágeno; assim a pele nova/fresca volta a crescer por conta própria. Esse tratamento requer múltiplas injeções espaçadas ao longo de um mês, por isso os resultados demoram mais, mas geralmente são permanentes.


  3. Fade Acne Scars Step 15.jpg
    Faça um peeling químico. Os peelings químicos são concentradas soluções ácidas que esfoliam a camada exterior da pele, expondo a camada inferior, mais macia e suave. Eles são eficazes para desvanecer as cicatrizes da acne, bem como para uniformizar o tom da pele, melhorando linhas finas e tratando de danos do sol. Os peelings químicos estão disponíveis no consultório do seu dermatologista ou cirurgião plástico. 



    Experimente fazer dermoabrasão. Este tratamento utiliza uma escova metálica áspera ou um instrumento contendo partículas de diamante para desgastar a superfície da pele. À medida que a pele cicatriza, uma nova camada de pele, mais suave, substitui a que sofreu abrasão. Pode levar um tempo para a pele cicatrizar depois de um tratamento de dermoabrasão. Geralmente entre 10 dias e 3 semanas.

    Fade Acne Scars Step 17.jpg
    Se todo o resto falhar, tente uma cirurgia. Se nenhum outro tratamento parecer estar fazendo efeito, pergunte ao seu dermatologista sobre as opções de cirurgia, que são reservadas para cicatrizes mais profundas e mais consideráveis (maiores). Na maioria dos casos, as cicatrizes são cortadas uma por uma, e a pele é restaurada. Em outros casos, o cirurgião vai abaixo da superfície da pele para quebrar os tecidos fibrosos que causam a formação de cicatrizes. Embora alguns procedimentos possam ser feitos em consultório e levem menos de meia hora, a cirurgia é geralmente a opção de maior risco (algumas exigem anestesia) e, geralmente, a mais cara. 




    Método 3 de 3: Cuide da Sua Pele


    Fade Acne Scars Step 18.jpg
    Use protetor solar todos os dias. Expor as cicatrizes ao sol pode causar escurecimento e retardar o processo de cicatrização. Isso ocorre porque os raios ultravioletas estimulam as células produtoras de pigmento em sua pele, levando a uma maior descoloração. Para evitar isso, você deve usar um protetor solar todos os dias, seja verão ou inverno.
    • Antes de sair ao ar livre, aplique um protetor solar de amplo espectro com FPS 30 ou superior que contenha o óxido de zinco como ingrediente. Reaplique depois de nadar, transpirar ou depois de mais de 2 horas no sol.
    Fade Acne Scars Step 19.jpg
    Esfolie diariamente. Esfoliar ajuda a desvanecer suas marcas de acne mais rapidamente, retirando a pele velha e trazendo pele nova para a superfície. Há muitas opções para esfoliação, como esfoliantes e esponjas. No entanto, tenha cuidado com o tipo de produtos de esfoliação que você usa, pois certos tipos de produtos e tratamentos esfoliantes tópicos podem causar irritação, vermelhidão, descamação e ressecamento.
    • Tente um esfoliante que seja vendido sem prescrição médica, contendo os ingredientes ativos AHA (alfa-hidróxi-ácidos) ou BHA (beta-hidroxi-ácidos), que têm propriedades anti-inflamatórias fortes e podem ajudar com a descoloração.
    Fade Acne Scars Step 20.jpg
    Use produtos suaves para cuidados com a pele. É tentador tentar esfregar abrasivos e todos os tipos de tratamentos irritantes em um esforço desesperado para se livrar da descoloração de acne, mas irritar a pele só causa mais danos, o que impede a capacidade dela de curar a si mesma. Utilize produtos suaves que sejam adequados para o seu tipo de pele. 
    Fade Acne Scars Step 21.jpg
    Não esprema nem cutuque. As cicatrizes são compostas principalmente de colágeno, e são a maneira do corpo de se curar. No entanto, ao cutucar ou espremer espinhas, você permite que pus e bactérias infiltrem-se mais profundamente na pele, danificando o colágeno natural da mesma. Cutucar também leva a danos na pele e inflamação, o que atrasa o processo de cicatrização. Evite ficar cutucando ou espremendo as espinhas e, eventualmente, as cicatrizes à base de colágeno vão desaparecer por conta própria. 
    Fade Acne Scars Step 22.jpg
    Mantenha-se hidratado. Beber água não vai livrar você de cicatrizes de acne, por conta própria, mas manter-se hidratado é essencial para ter uma pele saudável e vai ajudar a acelerar o processo de rejuvenescimento natural. Tente beber 1-2 litros de água por dia e comer muitas frutas e vegetais frescos.



    por: Wikihow

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Deixe seu comentário

    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...