Descubra como as batatinhas do McDonald’s são feitas

Até recentemente, o pessoal do McDonald’s costumava guardar o maior segredo quando o assunto era revelar como seus produtos eram preparados. Contudo, parece que de a rede norte-americana resolveu por um ponto final nas lendas urbanas que rondam as suas cozinhas — como aquela de que os hambúrgueres seriam feitos de minhoca, lembra? —, pois já lançaram vários vídeos mostrando como diversos itens famosos do cardápio são feitos.
Agora, um novo vídeo (disponível apenas em inglês) explica de uma vez por todas como as batatinhas do McDonald’s são preparadas e quais são os ingredientes utilizados. No clipe, Grant Imahara — que fazia parte da equipe do programa “MithBusters” do Discovery Channel — vai até um dos centros de produção da rede de restaurantes e, bem, caça e derruba alguns mitos. E faz isso desconstruindo o processo! Assista:

Para que faça mais sentido, vamos explicar a jornada de Grant na sequência habitual, e não de “trás para frente” como ele faz no vídeo.
Conforme Grant conferiu pessoalmente, as batatas são de verdade e compradas de produtores locais, e são levadas ao centro de produção em caminhões especialmente acondicionados para o transporte. Além disso, o pessoal do McDonald’s explicou que, embora eles utilizem tubérculos de diversas variedades, a companhia não trabalha com batatas modificadas geneticamente.

Quando chegam ao centro de produção, os tubérculos são limpos e passam por uma espécie de canhão movido a água em alta pressão que empurra as batatas por um cortador a velocidades entre 100 e 115 quilômetros por hora, aproximadamente. Esse processo garante que todas as batatinhas tenham o mesmo formato.
Na próxima etapa, as batatas são mergulhadas em dextrose — um açúcar natural que ajuda a manter sua cor amarelinha e uniforme — e, depois, elas são tratadas com pirofosfato ácido sódio, uma substância que evita que as fritas fiquem acinzentadas antes de serem enviadas até os restaurantes. É graças a esse processo que todas as batatinhas têm o mesmo sabor, consistência e tonalidade.

Depois, as batatas são parcialmente fritas e, então, passam por um túnel de congelamento — com mais de 40 metros de comprimento —, e esse último passo faz com que elas mantenham aquela casquinha crocante por fora e fiquem macias por dentro depois de prontas. Agora, depois de ver como as batatas são preparadas, vai dizer que você não ficou com vontade de devorar uma porção!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...