Conheça 7 fatos que você ainda não sabia sobre o espermatozoide

1. Dieta

A quantidade e a qualidade do sêmen tem influência direta da alimentação que o homem possui. Para você ter uma ideia, comer peixes faz com que seus espermatozoides sejam muito mais saudáveis. A vitamina C, a vitamina E, o zinco e o ácido fólico também são responsáveis por produzir células mais ágeis e capazes de perfurar o óvulo com mais facilidade.

2. Aparência

Como você imagina que seja um espermatozoide? Se você tem aquela imagem tradicional de uma cabeça oval e uma cauda, tipo um girino, saiba que essas células bonitinhas correspondem a apenas um terça do total. A grande maioria dos espermatozoides é bem desengonçada, com duas cabeças ou caudas curtas por exemplo.

3. Outros animais

Já na natureza, os espermatozoides são ainda mais estranhos. Pra você ter uma ideia, no besouro eles sempre andam em pares ou em grupos. Existem grupos de até 100 espermatozoides! Ou seja, não tem essa de “cada um por si”, como nos humanos. Outro espermatozoide estranho é o da toupeira, já que menos de 1% do seu total é capaz de nadar em direção ao óvulo.
Publicidade

4. Descoberta

O espermatozoide foi descoberto em 1677 por um holandês chamado Antony van Leeuwenhoek. O cara vendia tecidos e era cientista nas horas vagas. Ele também construía microscópios e foi com ajuda de uma invenção própria que ele viu o que chamou de “animais minúsculos parecidos com enguias” em seu esperma.

5. Fecundação

A fecundação só foi compreendida em 1879. Antes disso, alguns cientistas achavam que os espermatozoides carregavam mini-humanos dentro da sua cabeça e a mulher servia apenas como uma espécie de forno para o filho nascer.

6. Ajudinha feminina

Que os espermatozoides são bons nadadores, todo mundo já sabe. Mas você faz ideia de como eles adivinham qual direção devem seguir? A progesterona, que é um hormônio feminino, se comunica com uma proteína chamada catsper, do espermatozoide como uma espécie de ímã. É como se o óvulo falasse: “Ei, estou ‘cá tis perando”. Pegaram, essa? Não? Mals aê.

7. Vozeirão

Os homens com vozes grossas são os que mais chamam a atenção, não é mesmo? Só que muita gente acha que isso pode ter alguma ligação com a virilidade do cara e não é bem assim que funciona. A voz mais grave é resultado de uma concentração maior de testosterona, só que isso pode prejudicar a produção de esperma.

Fonte(s)
Imagens

Um comentário:

  1. acho q vou virar cientista nas horas vagas tbm ( ͡° ͜ʖ ͡°) ( ͡° ͜ʖ ͡°) ( ͡° ͜ʖ ͡°) ( ͡° ͜ʖ ͡°)

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...