Descubra o que acontece com o nosso corpo logo após a morte

Morrer é uma situação muito triste. Mas o que acontece com o seu corpo quando você morre é fascinante. Por isso vamos em frente!
Uma vez que a respiração de uma pessoa para, suas células continuam vivas por alguns minutos. O oxigênio restante nestas células vai sendo usado e mais e mais gás carbônico vai sendo produzido sem ser expelido pelo pulmões. O dióxido de carbono (CO2) tem caráter ácido e isto faz com que vesículas cheias de enzimas sejam rompidas. As enzimas começam a digerir as células de dentro para fora, criando um ambiente cheio de nutrientes.
Após algumas semanas, estes nutrientes criam a oportunidade para o ataque de fungos e bactérias, que não são mais combatidos pelo sistema imunológico, pois, afinal, a pessoa está morta. Órgãos e músculos são transformados em líquido pela ação destes microrganismos. Esta ação de fungos e bactérias produz quase 400 tipos diferentes de gases. Entre eles: o freon, componente do grupo de clorofluorcarbono (CFC), o mesmo dos gases refrigerantes e causadores do desaparecimento da camada de ozônio; o benzeno, que também está na composição da gasolina; e o enxofre, que produz o cheiro de coisa podre.
Neste momento há pouco material orgânico sobrando no corpo da pessoa morta. Tudo por causa do trabalho que dura dia e noite dos microrganismos. Esta pouca "carne" é consumida por larvas e besouros, que literalmente limpam os corpos, deixando pra trás apenas os ossos. Com o tempo, as proteínas que compõe os ossos também são decompostas e a única coisa que permanece é a parte mineral do esqueleto, a hidroxiapatita, que virará pó.
Mas nós podemos ter o consolo de que todos estes nutrientes e químicos gerados pela decomposição dos corpos, inclusive o pó dos nossos ossos, servirão para enriquecer o solo, tornando ele fértil. Assim, a morte gera a vida, possibilitando a nutrição de plantas e outros animais. "Das cinzas às cinzas, do pó ao pó."
Informações retiradas da Scientific American

Um comentário:

Deixe seu comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...