Descubra por que tomar café dá vontade de fazer cocô?

Parece automático: você acorda cedo pela manhã e mesmo sem comer nada toma aquela generosa xícara de café para acordar. Você desperta, mas o seu intestino também e vai direto para o banheiro, pois recebeu a chamada para o famoso “número 2”. Mas por que será que o café tem este poder laxante quase que imediato?
Muitos pensavam que o culpado pelo chamado da natureza fosse a cafeína, um estimulante do sistema nervoso, que ativasse os órgãos do sistema digestivo para começar o processo de peristaltismo e assim fazer o cocô ir embora até o vaso sanitário.
Porém, colocar a culpa na cafeína é controverso. Refrigerantes como a Coca-Cola ou Pepsi também têm cafeína e não causam isto, assim como o café descafeínado pode causar a vontade de correr para o banheiro. A diferença entre o café e estas bebidas são outras substâncias que os cientistas acreditam estar ligadas com a vontade de fazer cocô depois de beber.

Café me faz fazer cocô
Seriam mais de 2.000 compostos existentes no café que teriam efeito laxativo. Vamos entender como isto funciona. O café torna o estômago ácido, fazendo com que ele solte mais ácido clorídrico (HCl), substância química responsável pela digestão dos alimentos no órgão. Além de estimular a liberação do ácido, o próprio café contém um outro tipo de ácido que faz baixar ainda mais o pH do estômago.
O pH baixo é um sinal de que há comida sendo digerida e, quando em excesso, aumenta os movimentos peristálticos que fazem o bolo alimentar se movimentar através de todo o tubo digestivo. Já está provado também que o café tem um efeito direto no peristaltismo do intestino, tendo uma ação rápida, que faz com que estes órgãos se movimentem apenas 4 minutos após a ingestão da primeira xícara da bebida. Este efeito é o mesmo que acontece quando comemos uma refeição muito grande.
Além disso, também existe o estímulo à produção de certos hormônios que estão envolvidos na digestão, especialmente nos movimentos dos órgãos do tubo digestivo. São eles a gastrina e a colecistocinina. O consumo do café, seja ele normal ou descafeínado, faz aumentar a quantidade destes hormônios circulando no sangue, como já foi atestado em diversas pesquisas.
A gastrina faz com que o intestino grosso funcione a todo vapor, realizando a reabsorção de água e outros nutrientes, empurrando o bolo fecal para o seu destino final bem rapidinho. A colecistocinina está envolvida também na regulação da defecação, estimulando a produção de diversas enzimas.
Uma coisa que os pesquisadores encontraram é que esta aceleração no processo de peristaltismo, quando os órgãos contraem e relaxam para fazer o alimento se movimentar através do tudo digestivo, só se encontra em 3 pessoas a cada 10 em todo o mundo. Então, se o café te faz correr para o banheiro depois de tomá-lo, considere-se um cara sortudo!
Fonte: Reactions

Um comentário:

Deixe seu comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...