Veja 6 retratos que Adolf Hitler não queria que fossem divulgados

Quando vemos fotografias antigas de Adolf Hitler, quase sempre o líder alemão aparece em poses desafiadoras, soberbas e autoritárias, não é mesmo? Assim como qualquer ser humano comum, ele também tinha fotos das quais não se orgulhava muito.
Para a nossa alegria, algumas dessas imagens foram descobertas por acaso pelo soldado britânico Alf Robinson em 1945. Enquanto ele patrulhava as ruas de Berlim — após os aliados bombardearem a cidade e Hitler cometer suicídio —, o militar coletou diversos itens interessantes, como um livro sem capa e semidestruído no qual Alf tropeçou ao entrar em uma casa em escombros e que ele guardou entre os seus pertences.

Livro banido

O tal livro se chama Deutschland Erwache — ou “Alemanha Desperta” em tradução livre — e se trata de uma espécie de compêndio de propaganda nazista. Escrito por Baldur von Schirach, o manual era voltado para a juventude alemã e traz diversas imagens de Hitler em poses e situações descontraídas clicadas pelo fotógrafo Heinrich Hoffmann, que era amigo pessoal do tirano.
Mas, além dos retratos, o material traz uma série de elogios ao líder nazista, descrevendo Hitler como sendo um homem honesto, firme, bondoso e modesto, cuja grandeza e profunda humanidade eram capazes de deixar quem o conhecesse pela primeira vez sem fôlego. Os mais de 6 milhões de judeus que morreram durante a Segunda Guerra Mundial que o digam!

O fato é que Hitler se sentia profundamente constrangido pelas fotos e acabou banindo a divulgação das imagens — que ele considerava humilhantes e vergonhosas — e fez de tudo para escondê-las de todo mundo. Isso até o bom e velho Alf encontrar o manual e levá-lo consigo para a Inglaterra.
Na verdade, o livro ficou guardado com a família do soldado britânico por 70 anos, até que o sobrinho de Alf — um homem chamado Bernard Robinson — decidiu mostrar o material a pesquisadores especialistas em história militar. O manual foi traduzido para o inglês e voltou a ser publicado (agora sob o título “The Rise of Hitler by Trevor Salisbury”). Veja a seguir alguns dos retratos que Hitler não queria que ninguém visse:

1 – Pernocas de fora


2 – Sorriso maroto


3 – De touquinha


4 – Bigodão


5 – Bigodinho


6 – Hitler, o amigão da criançada


Imagens

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...